A contribuição social da Valecap Pneus

Valecap contribui com a sociedade

A Valecap foi destaque na edição de junho de 2016 da Revista Pnews, especializada no setor. A reportagem valoriza a contribuição social da Valecap e sua preocupação com a sustentabilidade. Vale ressaltar que o material foi publicado antes da integração do atendimento das duas unidades da empresa e da mudança na sua identidade visual, que agora se chama Valecap Pneus e Truck Center. No texto da reportagem, ainda consta Valecap Pneus. Leia a reportagem na íntegra:

Em pouco tempo no mercado, a reformadora se consolidou e revestiu tempo e recurso que conquistou em um amplo trabalho socioambiental

Uma das empresas mais engajadas do segmento de reforma é a Valecap Pneus. Mesmo com seus 23 anos de história no mercado, ela não apenas cresceu em seu portfólio de serviços e na qualidade de seus produtos como também agregou à sua trajetória diversos projetos sociais que auxiliam cotidianamente na promoção da qualidade de vida de diferentes pessoas, em contextos diversos. “Ao longo de nossa existência, a Valecap Pneus, atenta às necessidades a sua volta, sempre procurou, de uma maneira objetiva, ajudar projetos sociais sempre que percebe a seriedade e compromisso das pessoas empenhadas”, ressalta o diretor da Valecap, Francisco Esoron Guimarães Fonseca.

noticia-contribuicao2

Criada em fevereiro de 1993, a Valecap Recauchutagem e Comércio de Pneus iniciou a atividade somente com o processo de reforma a quente para pneus de carga e meia carga convencionais. Mas, a vontade de crescer a fez, no ano seguinte, ampliar suas opções com o sistema a frio e a aquisição de sua primeira autoclave, possibilitando à empresa não apenas trabalhar na cobertura, mas também na vulcanização de pneus radiais (antes uma etapa terceirizada). Paralelo ao investimento de inovar maquinário e ampliar a empresa, a reformadora já apoiava projetos como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Lorena, interior de São Paulo. Por seu trabalho junto à entidade, ganhou o título de “Amigão da APAE”.

No ano de 1997, a Valecap dava continuidade às melhorias, com a aquisição do sistema de linha de produção chamado monovia, que impede que o pneu, depois de raspado, entre em contato com o solo, o que deu maior agilidade e confiabilidade ao processo de reforma de pneus e ainda, nesse mesmo ano, adquiriu uma autoclave a mais com a capacidade para 11 pneus, aumentando seu volume de produção. Em busca da qualidade, a parceria com a Vipal possibilitou que a empresa entrasse no  Sistema da Reforma Qualificadora e Garantida e se tornasse a primeira reformadora do Vale da Paraíba a ser uma reformadora autorizada da Vipal.

noticia-contribuicao1

AÇÃO AMBIENTAL

Além dos trabalhos que desenvolve socialmente, a Valecap também se envolve em iniciativas sustentáveis. Através da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Lorena, a empresa ajudou a criar um Ecoponto, o que rendeu o descarte ecologicamente correto em mais de 164 toneladas de pneus insersíveis de agosto de 2014 a dezembro de 2015 que tiveram a destinação correta. O projeto deu tão certo que hoje se uniu ao projeto de

descarte de lâmpadas. Junto ao descarte de pneus, a cidade de Lorena criou o Ecoponto de Lâmpadas e, com isso, a cidade recebeu destaque no guia de melhores projetos de gestão de resíduos sólidos entre as cidades que fazem parte da Nova Dutra.

A partir de 2009, a Valecap investiu na linha de pneus agrícolas e terraplanagem. Por dois anos, diversificou o portfólio de pneus agrícolas e terraplanagem. Em 2010, a empresa comprou um terreno de 11.500 m² às margens da Rodovia Pres. Dutra. No ano seguinte, adquiriu mais uma autoclave, um novo torno de raspa e duas Roletadeiras. Em 2014, foi a vez de uma extrusora VMI, que deu maior qualidade ao processo e, no ano seguinte, a obra foi encerrada. Em 2016, a empresa iniciou suas atividades na sede nova, à Rua José Antonio Almeida Gonzaga, 1.300, bairro Cruz (Rod. Presidente Dutra, Km 52.8, sentido RJ-SP) juntamente com um novo truck center na cidade de Lorena/SP.

“De 2011 até hoje ajudamos também o centro de recuperação ‘Desafio Jovem Monte Sinai’, doando todos os pneus usados nos veículos da instituição.” Neste ano, a empresa fechou contrato com outra empresa da região para dar destinação aos pallets de madeira, a fim de garantir uma produção mais sustentável, pois não estão usando madeira cortada e, sim, embalagens usadas de madeira certificada.

Nos anos 2000, a Valecap conquistou seu reconhecimento com o prêmio de destaque empresarial do jornal Guaypacaré de Lorena e, no ano seguinte, iniciou a reforma de pneus de carga e para off-road. Em 2005, foi a vez dos pneus e veículos utilitários e a aquisição de uma nova autoclave com capacidade de vulcanização para 12 pneus. Em meio às mudanças, com a implantação de um sistema de qualidade e um sistema computadorizado para controle da vulcanização, a empresa tornou-se a primeira Reformadora Master Vipal do Vale do Paraíba. No ano de 2008, a Valecap inaugurou em Taubaté a Valecap Truck Service, que agregou serviços de borracharia, alinhamento, balanceamento, desempenho de eixos, troca de lonas de freios e componentes para freios e direção de veículos pesados.

Conheça e ajude também:

ASSOCIAÇÃO ALDEIAS DE VIDA

Contato: (12) 3152-2206

UPA LORENA

Contato: (12) 99777-7499

Doações: Agência (Banco do Brasil) 0857-5, conta 38497-6,

CNPJ 02.350.440/0001-02

Qualquer doação pode ser abatida do imposto de renda.”

Tecnólogo Químico Industrial formado pela Faculdade de Engenharia Quimica de Lorena, trabalha a 32 anos no setor de reforma dos quais 20 como Diretor da Valecap Recauchutagem. Presidente da Arvip- Associação Nacional de Reformadores Vipal. Personal and Self Coach formado pelo IBC.

Publicado em Ações sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*