HISTÓRIAS DE CAMINHONEIRO: qual o primeiro caminhão do mundo?

Dando sequência à série HISTÓRIAS DE CAMINHONEIRO, em homenagem ao Dia Estadual do Caminhoneiro, 30 de junho, e ao Dia do Motorista, 25 de julho, hoje a gente faz uma pergunta: qual o primeiro caminhão do mundo?

O primeiro veículo auto impulsionado

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro veículo auto impulsionado foi o fardier à vapeur (imagem acima). “Criado em 1770 na França, por Nicolas-Joseph Cugnot, ele tinha uma caldeira a frente que gerava o vapor necessário para mover o veículo, que mais se assemelha a uma carroça. Ele tinha apenas 3 rodas, tara de 2,5 ton e carregava mais 1,5 ton, ou seja tinha um PBT de 4 ton e deveria chegar a 7,8km/h, mas nunca alcançou a marca.”, segundo artigo do Pé na Estrada.

Primeiro caminhão do mundo

 

 

 

 

 

“O primeiro caminhão do mundo, da Daimler-Motoren-Gesellschaft, começou a percorrer as ruas de Cannstatt, na Alemanha, em 1896. Um veículo singelo e algo rudimentar, aos olhos de hoje, definido como caminhão apenas pelo objetivo e transportar carga e não pessoas. Não possuía cabina, como a conhecemos; havia apenas um largo assento para o motorista. Aros de ferro cobriam as rodas. O motor de dois cilindros, a gasolina, ficava na traseira. A capacidade de carga útil chegava a 1,5 toneladas. Um caminhão “capaz até de dar marcha à ré” segundo noticiário da época.”, mostra  este artigo do blog dos Caminhões Mercedes-Benz.

 

Primeiro caminhão diesel 

 

Em 1923, nasce o Benz 5K3, o primeiro caminhão diesel do mundo.

 

Receba a newsletter




Publicado em Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*