Qual a diferença entre pneu recauchutado, recapado e remoldado?
Recauchutado: é substituída somente a borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros.
Recapado: substitui-se apenas a borracha desgastada da banda de rodagem em contato com o solo. Utilizado exclusivamente em pneus de transporte de carga (caminhão, ônibus).
Remoldado: substitui toda banda de rodagem e os flancos, sendo toda a parte externa do pneu revestida com nova camada de borracha. Nessa reforma, todas as informações do pneu original – tais como: origem, data de fabricação, capacidade de carga, índice de velocidade, nome do fabricante – são eliminadas pela nova camada de borracha.
Qual a diferença entre o pneu original de fábrica e o reformado em durabilidade?
O pneu reformado tem as mesmas características de um pneu novo. O pneu reformado apresenta quilometragem e durabilidade semelhantes ou até maiores que o novo.
O pneu reformado é perigoso na pista? Ele derrapa?
Não! Existem desenhos de pneus adequados para cada tipo de pista (via rural pavimentada, não pavimentada, curtas distâncias e longas distâncias) e que dão segurança ao motorista.
O pneu reformado vem com alguma certificação?
A certificação do INMETRO é obrigatória para pneus de passeio e de carga. Reformadores não certificados pelo INMETRO não estão capacitados a reformar esses tipos de pneu.
O pneu reformado tem alguma garantia?
A Valecap fornece garantia da reforma (exemplo: soltura de banda de rodagem até 80% do sulco do pneu; sulco com 10 mm de profundidade, garantia até 2 mm). Eventuais problemas de carcaça são cobertos pela RQG (Reforma Qualificada e Garantida) Vipal, de acordo com as condições pré-estabelecidas pela Vipal Borrachas.
O TWI do pneu reformado é o mesmo do pneu original?
Sim, o TWI tanto do pneu reformado quanto do original é de 1,6 mm.
Qual é a hora de reformar o pneu?
Em todo pneu, tanto novo quanto reformado, o limite de desgaste é o TWI, ou seja, quando atingir a profundidade de 1,6mm.
O pneu reformado perde as informações originais de fabricação?
Todas as características do pneu são mantidas (capacidade de carga, medida, aro), com exceção do limite de velocidade, que é reduzido. Exemplo: um pneu novo com índice de velocidade K (110 Km/h), após sua reforma, seu índice de velocidade será J (100 Km/h).
Por que dizem que o pneu reformado ajuda a natureza?
Um pneu na natureza demora, em média, 600 anos para se decompor. Além disso, uma reforma de pneu economiza 57 litros de petróleo, emitindo menos dióxido de carbono na natureza.
Por que argumentam que o pneu reformado consome menos combustível? Qual é a relação custo-benefício para o pneu reformado em relação ao pneu novo?
A profundidade dos sulcos da banda de rodagem está diretamente relacionada ao nível de consumo de combustível na estrada. Os estudos da Vipal Borrachas constataram que bandas com sulcos mais profundos geram mais calor, aumentando a tração e a sobrecarga na carcaça, exigindo mais energia. Já as bandas com sulcos menores geram menos calor, resultando na diminuição do consumo de combustível. Esse trabalho inédito da Vipal inverteu a lógica vigente até então: as bandas com sulcos mais profundos eram consideradas melhores e mais econômicas devido ao maior rendimento quilométrico, pois levam mais tempo para se desgastar. No entanto, está comprovado que essa economia não é maior do que a proporcionada pela redução nos gastos com combustível, sem falar nas vantagens ambientais. Para se ter uma ideia, uma empresa com uma frota de 50 caminhões, que rodam 10.000 km por mês, economizaria em um ano mais de R$ 100.000,00. Ou seja, o equivalente a um caminhão leve ou quase 50.000 litros de diesel.
Se há tantas vantagens, por que a maioria das pessoas ainda troca os pneus por outros novos? Em outros países, esse reaproveitamento de pneus já é comum?
O Brasil é o segundo maior mercado no mundo de reforma de pneus, perde apenas para os Estados Unidos. Infelizmente, no Brasil a reforma de pneus sofre preconceito por conta da existência de muitas reformadoras não regulamentadas e inapropriadas para esse tipo de atividade. Isso ocorre devido à falta de fiscalização. Essas reformadoras inadequadas realizam um serviço de péssima qualidade, gerando problemas e desconfiança entre os consumidores.
Em que devo prestar atenção na hora de escolher um lugar para reformar meus pneus?
Em primeiro lugar, escolha uma reformadora que possua a certificação do INMETRO. Depois, verifique como essa reformadora é vista pelos consumidores (amigos, transportadores e outros). Procure saber qual a fabricante de borrachas que essa reformadora trabalha. Peça para conhecer o chão de fábrica dessa empresa que reforma pneus. Veja se essa reformadora possui descarte correto dos pneus insersíveis.
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