Responsabilidade Socioambiental

Sustentabilidade

A Valecap Pneus e Truck Center está comprometida com a responsabilidade socioambiental desde a sua fundação. A empresa sempre colaborou com a sociedade engajando-se em projetos que ajudam crianças e jovens (leia mais abaixo na página). A Valecap, em sua atividade principal, também demonstra a sua preocupação com a conservação da natureza.

Ambiental

A empresa reforma pneus e isso beneficia o meio ambiente uma vez que reduz o descarte de resíduo sólido na natureza. A Valecap ajudou a criar o Ecoponto de Lorena para a destinação ecológica de pneus. Além disso, também ajuda um centro de recuperação doando todos os pneus usados para os veículos da instituição que atende jovens.

Pneu Reformado

Ao reaproveitar um pneu você contribui com o meio ambiente em dois pontos:
1) evita que resíduo sólido seja jogado na natureza;
2) diminui a liberação de poluente causador do efeito estufa na atmosfera.

Tem menor gasto de energia

Pneus reformados têm bandas de rodagem com profundidade de sulco menor. Pesquisas da nossa parceira Vipal constataram que bandas de rodagem com sulcos menores geram menos calor e, consequentemente, reduzem a fadiga do pneu, exigindo menos energia. Já bandas com sulcos mais profundos geram mais calor, aumentando a tração e a sobrecarga na carcaça, sendo que esse esforço extra exige mais energia.

Consome menos combustível

O pneu reformado não exige tanta força do veículo e isso faz com que ele não precise consumir tanto combustível. Comparando a economia de combustível das bandas com sulcos menores e a economia com o rendimento quilométrico das bandas com sulcos mais profundos e que demoram mais para se desgastar, a vantagem é das bandas com sulcos menores. Estudos da Vipal indicaram que a economia com os pneus reformados é maior.

Libera menos CO2

Ao consumir menos combustível para rodar, o escapamento do veículo lança menos dióxido de carbono no ar, diminuindo a poluição atmosférica. A redução do consumo de combustível deixa o ar menos pesado, com menos partículas. Muitas nações tentam compensar a poluição pelo CO2 com ações de mitigação, como o plantio de árvores, dando origem ao conhecido “mercado de carbono”.

Beneficia o meio ambiente e seu bolso

A diminuição do consumo de combustível também promove uma economia no seu orçamento pessoal, que pode redirecionar seus gastos com gasolina em outras demandas. Por fim, a reforma de pneu colabora com o ar que respiramos e com o solo que pisamos, pois também evita o descarte irresponsável em terrenos. Um pneu demora cerca de 600 anos para se decompor na natureza e, por isso, precisa de uma destinação ecológica.

 

Social

A Valecap Pneus e Truck Center também investe em responsabilidade social. Desde a sua fundação em 1993, a empresa sempre apoiou projetos sociais que promovem a qualidade de vida. “Ao longo de nossa existência, a Valecap Pneus, atenta às necessidades a sua volta, sempre procurou de uma maneira objetiva ajudar os projetos sociais assim que percebia a seriedade e compromisso das pessoas empenhadas”, disse o diretor da Valecap, Francisco Esoron Guimarães Fonseca.

responsabilidadesocial

Um deles é a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Lorena. Também contribui com a organização religiosa Aldeias de Vida, que trabalha na recuperação e resgate de pessoas com dependência química. A Valecap também é mantenedora da Escolinha de Futebol Futarte que ajuda crianças e adolescentes em situação de risco. Há outros projetos que recebem suporte da Valecap. Leia mais na reportagem da Pnews.